quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"ABADÁ" - ORIGEM E SIGNIFICADO

Abadá é aquela roupa que se utiliza para entrar em um bloco de carnaval, e nas famosas Micaretas. A pessoa compra o Abadá e tem acesso a uma área restrita, definida por cordas.

Esta palavra possui diversos significados. Abadá é um camisolão folgado e comprido, usado pelos nagôs (etnia africana), semelhante ao traje nacional da Nigéria. Na Capoeira Abadá significa a roupa ou o uniforme do Capoeirista. Abadá também é o nome do rinoceronte fêmea.

Todavia, a palavra "abadá" também significa "grande derrota" ou "escravo" em árabe. Quando os árabes derrotavam algum grupo inimigo, os soldados dominados viravam escravos, ou seja, "abadá". Isso porque a palavra vem do árabe "ibâda", termo traduzido algumas vezes por “ato de culto”, mas que significa “trabalho”, igual ao termo correspondente hebraico "avodá".

A Bíblia já nos dizia que quem perde uma batalha se torna escravo:

"Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também escravo". (II Pedro 2:19)

Portanto, aquele que usa um Abadá é escravo, a saber, dos prazeres da carne e das seduções do inimigo.

Mas Cristo veio para nos tornar livres:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:32 e 36)

por Babi e Daniel Lopez (Igreja Metodista em Itaipu)